Ortodontia Infanto Juvenil - Cerci

Whatsapp

Ortodontia Infanto Juvenil

Crianças e Adolescentes

Todas as idades merecem excelência nos tratamentos ortodônticos. Conheça os tratamentos que nós oferecemos para seu filho!
TRATAMENTO

ORTODONTIA INFANTO JUVENIL

Todas as idades merecem excelência nos tratamentos ortodônticos. Um bom profissional precisa levar em consideração todos os fatores que podem interferir no bom andamento do tratamento, inclusive as transformações e respostas do organismo de cada faixa etária. As crianças e adolescentes, na Clínica Cerci Ortho, possuem um protocolo especial para proporcionar máxima eficácia e precisão de acordo com suas necessidades específicas, que são completamente diferentes de pacientes adultos.  

Na adolescência, processo que se inicia por volta dos 12 anos de idade, ocorrem as modificações de crescimento na face, na mandíbula e principalmente no sorriso. Muitos adolescentes que não possuíram o acompanhamento correto na infância, nesse momento, necessitam de uma intervenção e de um tratamento mais focado no alinhamento dos dentes, correção da mordida e de outros problemas ortodônticos.  Além disso, a harmonia na face, em conjunto com um belo sorriso, é algo extremamente requisitado por pessoas dessa faixa etária, que proporciona mais segurança e confiança no convívio social e nas relações pessoais. Por isso nessa idade, os tratamentos mais indicados são os modernos alinhadores transparentes Invisalign ou os Aparelhos Ortodônticos de Safira, que combatem a timidez e possibilitam maior liberdade ao sorrir.  

TRATAMENTO

ORTODONTIA PREVENTIVA INFANTIL

A ortodontia preventiva, realizada na fase inicial de crescimento das crianças, é extremamente importante para o alinhamento dentário de forma precoce. Além de prevenir alterações mais sérias e problemas graves na saúde bucal dos pequenos no futuro, é possível reduzir o risco de trauma de dentes projetados, melhorar a aparência e criar uma harmonia mais agradável da face, melhorando a autoestima.  

Com excelência e profissionalismo, são realizadas avaliações das anomalias de desenvolvimento dos ossos, dentes e músculos nas crianças. Por isso, a ortodontia preventiva infantil tem como objetivo principal a prevenção de complicações ortodônticas como a má oclusão e mordidas cruzadas. Normalmente, essa modalidade começa a ser utilizada na fase da dentição de leite, onde são analisados os espaços que irão ser ocupados pela dentição permanente completa como também a presença de desgastes dentários. 

É função da ortodontia preventiva infantil também informar, educar e orientar as crianças e os pais e responsáveis sobre os hábitos prejudiciais ao desenvolvimento da arcada dentária como chupar em excesso o dedo ou chupeta, respiração bucal além de posição errada da língua.  

QUAL É A IDADE PARA COMEÇAR O TRATAMENTO?

É necessário destacar que a ida ao dentista é permitida e recomendada quando os primeiros dentes começam a surgir na boca da criança. Por isso, não existe uma idade padrão para iniciar tratamentos pois tudo depende das necessidades individuais de cada paciente. Porém, normalmente, os tratamentos ortodônticos se iniciam por volta dos seis anos de idade, nunca antes disso. 

COMO FUNCIONA?

A ortodontia infantil não se minimiza apenas ao alinhamento dentário. Como as crianças estão em constante crescimento e desenvolvimento, o primeiro passo é uma análise de toda arcada dentária e posição anatômica dos ossos da face para um planejamento de um tratamento completo e integrado. Após esse momento, é indicado os melhores aparelhos e tecnologias para cada sorriso.

TRATAMENTO

FASES DO TRATAMENTO INFANTIL

Normalmente, quando a criança já sofre com algum tipo de problema na estrutura óssea ou dentária, o tratamento ortodôntico é divido em três principais fases. Confira quais são elas:
INTERCEPTIVA
fase 1
Nesse primeiro momento, a ortodontia corrige desequilíbrios ósseos e posições dos dentes e arcadas dentárias em desenvolvimento. Por isso, é tão importante iniciar o tratamento cedo, a partir dos seis anos de idade, garantindo a redução do tempo necessário de uso do aparelho ortodôntico e a prevenção de problemas mais graves na fase adulta. 
CORRETIVA
fase 2
Nessa fase, o foco é o alinhamento dos dentes. Com a estrutura óssea já pronta e corrigida, agora, já é possível utilizar aparelhos fixos, móveis ou alinhadores Invisalign para deixar o sorriso alinhado e mais bonito.
CONTENÇÃO
fase 3
Para finalizar o tratamento, a última etapa da ortodontia infantil é o uso de aparelhos móveis, conhecidos como “contenções”. Eles finalizam os pequenos detalhes e garantem que o resultado se estenda a longo prazo. Nesse momento, é essencial a observação dos pais, pois o aparelho é removível. 
TRATAMENTO

BENEFÍCIOS

Conheça os principais benefícios da Ortodontia Infantil:
  • Influencia o crescimento ósseo da mandíbula de forma positiva;
  • Melhora os padrões da erupção dentária; preservando ou ganhando espaço para os dentes permanentes;
  • Correção de hábitos prejudiciais, como o uso excessivo de chupetas ou roer unhas;
  • Corrige problemas de fala, auxiliando na fonética e pronúncia das palavras;
  • Reduz ou inibe o tempo de tratamento futuros.

OPÇÕES DE TRATAMENTO

Para satisfazer as necessidades dos pacientes que ainda estão na infância ou na adolescência, os aparelhos ortodônticos que podem ser utilizados são:

APARELHO FIXO: Os aparelhos ortodônticos fixos, com braquetes e fios metálicos, não podem ser utilizados na dentição decídua, os famosos “dentes de leite”. Por isso, são indicados quando a criança já esteja com a dentição mista ou totalmente permanente para a correta fixação da estrutura do aparelho na arcada dentária.  

APARELHO MÓVEL: Os aparelhos ortodônticos móveis são bastante recomendados para crianças pois podem ser ajustados a longo prazo, de acordo com o crescimento do paciente.  

Esse aparelho, ao contrário do fixo, pode ser utilizado em crianças que ainda não estão com a troca de dentição completa. Por isso, é indicado em casos de trauma ou mau posicionamento da arcada dentária, dos dentes ou da língua. Dessa forma, ele corrige problemas e também previne problemas mais graves de oclusão. 

ALINHADOR INVISÍVEL INVISALIGN: Com conforto e precisão, os alinhadores invisíveis Invisalign possuem uma linha especial para crianças. O Invisalign First possui todas as vantagens que os alinhadores para adultos e adolescentes oferecem, sendo totalmente removíveis. Por isso, eles permitem a alimentação livre de incômodos, além da correta higienização dos dentes.

INFANTO
TRATAMENTO

DIFERENCIAIS

BOCA

PREVENÇÃO GARANTIDA

A ortodontia infato juvenil previne complicações e problemas mais graves na vida adulta, se tornando essencial para a saúde e qualidade de vida dos pacientes. 

RELOGIO

AGILIDADE NO TRATAMENTO

Como as crianças e adolescentes estão em desenvolvimento constante, o tratamento ortodôntico se torna muito mais rápido quando comparado aqueles aplicados em adultos. Isso acontece devido ao metabolismo acelerado nas fases iniciais da vida.

Design sem nome (32)

PLANEJAMENTO COMPLETO

Além de corrigir os problemas funcionais e estruturais da saúde bucal dos adolescentes e crianças, a Clínica também possui preocupação com o resultado estético final do tratamento, planejando um sorriso mais harmônico com a face de cada paciente.  

O tempo necessário de tratamento ortodôntico infantil depende do desenvolvimento de cada paciente, já que alguns casos são mais complexos que outros. Porém, o uso de aparelho possui uma média de 6 a 18 meses. 

Quando existe muito espaço entre os dentes ou a existência de dentes tortos ou apinhados, normalmente, a criança precisa de aparelho. Além disso, desvios entre a arcada superior e inferior, dificuldade para mastigar ou desgaste dentário podem ser sinais da necessidade de tratamento ortodôntico. Porém, apenas um profissional da ortodontia pode realizar o diagnóstico correto! 

Provavelmente, a criança irá precisar de tratamento ortodôntico na vida adulta ou na adolescência.  Os problemas serão agravados, trazendo diversas complicações, como dores na face, pescoço e cabeça, além de dificuldades na mastigação, dicção das palavras e respiração. Como o crescimento ósseo já está completo, a intervenção futura precisará ser muito mais complexa e longa.